O que é mise em place?

O que é mise em place

Mise em place – pronúncia “miz an plas” – é um termo francês que significa “posta no lugar”.
Nada mais é do que organização da cozinha e da mesa a ser servida. Separar todos os ingredientes e utensílios que serão necessários para preparar e servir um prato, ou seja:

“(…) Na cozinha profissional, a mise en place é um procedimento obrigatório que facilita e organiza todas as operações necessárias para a elaboração de qualquer preparação.” (Larousse Gastronomique)

  • Consiste em lavar e picar todas as frutas, legumes e/ou vegetais.
  • Cortar a carne e queijos.
  • Medir as quantidades de ingredientes que serão utilizados.
  • Buscar os temperos e demais ingredientes que serão usados somente na última etapa do preparo ou na finalização do prato.
    Quem nunca se esqueceu de colocar o fermento no bolo, só porque ele não estava por perto na bancada? Apenas lembrou fava de baunilha ou da pimenta fresca somente depois da receita estar pronta?

Não se trata de frescura – ou “mil potinhos” para lavar depois de cozinhar. –  É uma forma de termos tudo que precisamos ao alcance das nossas mãos.
Em casa pode ser desnecessário colocar uma pitada de sal ou algum tempero em um bowl, mas apenas deixar os ingredientes que serão utilizados em um local de fácil acesso já é uma forma de organização.

Na foto abaixo, tenho a organização – na forma mais simples e sem muitos potinhos – de uma das receitas que postei lá no Chá Mate com Pinhão. Tudo que seria utilizado na receita deixei pré-organizado, picado e marinando. Os ingredientes da finalização já estavam na bancada ao lado das panelas.

mise-in-place-(1)

Pois assim, não esqueceremos de mais nada que será usado nas receitas, mesmo nos momentos da correria diária. E nunca mais precisaremos revirar os armários e/ou geladeira enquanto a panela queima no fogão ou perdemos o ponto do molho.

Não é frescura, é sim uma praticidade, por mais Mise em place na nossa rotina!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *